Qual colchão Ortopédico escolher?

Dores lombares, torcicolos e até alterações mais graves, como #hérnia de disco, podem ser causadas pela escolha errada do colchão; Confira como comprar um modelo adequado.

Uma das recomendações mais importantes, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER), é escolher um modelo adequado a seu biotipo. Para tanto, o instituto criou uma tabela que mostra a densidade ideal para cada perfil (Veja em nosso Carrossel ao lado).

É importante também observar a certificação do produto e o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que regula tanto os colchões fabricados em espuma quanto os de mola. Além disso, a escolha do travesseiro adequado faz grande diferença.
Escolha um modelo com densidade adequada ao seu peso. Alguns estudos indicam que esse fator pode causar alterações posturais, que interferem na qualidade de vida, por causarem dores e desconforto.

O tipo de colchão utilizado, assim como a posição escolhida para #dormir e a forma de se levantar também são fatores apontados pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia como causadores de dores e problemas #ortopédicos.
Além disso, é importante observar as orientações do fabricante sobre a necessidade de virar ou não o colchão, prevenindo deformações causadas pela posição do usuário, ao permanecer na posição deitada.

Por fim, é importante observar que os #colchões têm prazo de validade (em média, de 5 anos). Por isso, a substituição é necessária, para evitar danos à coluna e problemas mais sérios de saúde.

Categorias